domingo, setembro 23, 2007

Conceito


Conceito é um termo que está associado a qualquer outro elemento da realidade para dar, efetivamente, significado a este.


Conceito é um elemento básico do conhecimento. É o meio através do qual a mente agrega significado aos dados sensoriais (imagens) gerando informações em nossa mente.

Um sistema inteligente cria conceitos através do "processamento" daquilo que os seus sentidos capturam sobre o seu ambiente, ou seja, a partir do estado dos fenômenos com os quais está interagindo.

Os sistemas inteligentes, incluindo os humanos, percebem o seu ambiente como:
–estados de fenômenos (elementos, objetos, entidades);
–interações (relacionamentos, ligações entre elementos e/ou partes de elementos; e
–mudanças de estado dos elementos.


Cada Objeto (Coisa, Entidade) do mundo real existe em um local e em um instante no tempo e possui uma estrutura (forma) real ou abstrata. Dois Objetos distintos não ocupam o mesmo local/instante.

A característica acima enunciada leva a existência de interações físicas e abstratas entre os objetos do mundo real. Uma interação entre objetos acarreta algum tipo de reação (comportamento) nesses objetos. A interação se faz através de alguma forma de comunicação (”mensagem”) entre os objetos e requer uma interface através da qual “flui” essa interação.


Os Sistemas Inteligentes percebem estruturas e transformações (comportamento) espaciais e temporais das coisas (objetos/entidades) que fazem parte do seu ambiente.


A estrutura diz respeito a forma real e/ou abstrata das coisas, o comportamento diz respeito as transformações (evoluções).


A percepção é o primeiro passo no processo de trasnformação do dado em informação ou conceito (dado + significado) e daí em conhecimento.


Quando a mente (cérebro) recebe uma informação sensorial (como impulso nervoso) ela o processa de tal forma que ela percebe a existência de relacionamentos espaciais e temporais entre essas informações.


Quando esse relacionamento é similar a algum previamente recebido ela atribui um conceito previamente recebido para essa informação. Quando não, ela cria um novo conceito.


  1. Conceitos básicos: estes são os mais elementares tipos de conceitos (Conceitos derivados por classificação a partir de percepções de coisas de um domínio de problema). O conceito não é a coisa percebida, conceito é um agrupamento (classificação) de informações em nossa mente, sobre fenômenos do mundo real. A percepção de regularidades nos estados (estruturas) / mudanças de estado (comportamento) dos fenômenos leva a criação de conceitos e de regras que representam as leis da natureza.
  2. Conceitos construídos: posteriormente o cérebro (mente) de um sistema inteligente utiliza esses conceitos elementares para construir conceitos mais complexos, tais como:
    •conceitos compostos; e
    •conceitos genéricos.
    e a partir desses, continua construindo outros conceitos, desde que relevantes dentro de um contexto (domínio de problema ou domínio de conhecimento).

Componentes de um conceito:


  1. Símbolo (sua referência em qualquer processo mental).

  2. Relações com outros conceitos/imagens.

Tipos de conceito:


  1. Conceito básico: é derivado diretamente das imagens de objetos do mundo real.

  2. Conceito composto: consiste da soma (agregação) de outros conceitos.
    •A and B and C.
    •O conceito composto PESSOA tem como conceitos componentes: NOME and DATA DE NASCIMENTO and ALTURA and PESO

  3. Conceito genérico: é o resultado da identifição de características comuns entre conceitos.
    •A or B or C.
    •O conceito PESSOA tem como conceitos específicos: HOMEM or MULHER.

Um conceito pode consistir de diversos níveis de outros conceitos.

Nenhum comentário: