segunda-feira, outubro 22, 2007

Diagrama de Objetos


Mostram um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo, contém objetos e vínculos e são usados para fazer a modelagem da visão de projeto estática de um sistema a partir da perspectiva de instâncias reais ou prototípicas.

Essa visão atende principalmente aos requisitos funcionais do sistema, ou seja, os serviços que o sistema deverá proporcionar aos seus usuários finais.

Os diagramas de objetos só podem ser usados de uma única maneira: para fazer a modelagem de estruturas dos objetos. Ao se utilizar estes diagramas pode-se expor significativamente apenas conjuntos interessantes de objetos concretos ou prototípicos.

Ao se fazer a modelagem de uma estrutura de objetos deve-se:


  1. identificar o mecanismo cuja modelagem você deseja fazer;

  2. para cada um destes mecanismos, identificar classes, interfaces e outros elementos que participam dessa colaboração e seus relacionamentos;

  3. congelar o cenário em determinado momento e representar cada objeto que participa do mecanismo;

  4. expor o estado e os valores dos atributos de cada um desses objetos para a compreensão do cenário; e

  5. expor os vínculos existentes entre esses objetos, representando instâncias de associações entre eles.

Nenhum comentário: