domingo, agosto 16, 2009

Google Books adiciona conteúdo distribuído por Creative Commons

da Folha Online

O Google incluiu autores e editores cujas obras são lançadas sob licença Creative Commons, a fim de distribuição por meio do Google Books, serviço de biblioteca virtual gratuito que permite aos usuários pesquisar e ler livros on-line. O anúncio foi feito na quinta-feira (13).

Creative Commons é um grupo sem fins lucrativos que encoraja escritores, artistas e outros a usarem suas ferramentas de licença para fazer com que seus respectivos trabalhos sejam reutilizados e avaliados por outros, em determinadas circunstâncias e com autorizações que variam conforme a vontade do criador da obra.

Página inicial do Google Books, que começa a colocar obras sob distribuição de Creative Commons no catálogo

Página inicial do Google Books, que começa a colocar obras sob distribuição de Creative Commons no catálogo

Em um post no blog ontem, o gerente associado de produtos do Google Books, Xian Ke, escreveu que os detentores de direitos autorais que desejarem a parceria com o Google Books podem inserir seus conteúdos por meio de suas contas no serviço. Para isso, é preciso escolher uma das sete diferentes licenças de Creative Commons.

As pessoas podem fazer downloads destes livros do Google Books --assim como avaliá-los. Se os detentores dos direitos indicarem que as pessoas podem modificar seus livros, leitores também estarão habilitados para isso.

Aqueles que fizerem o download de livros terão que aceitar os termos e as condições especificadas pela licença. Isso pode incluir o crédito ao autor, caso se faça uma releitura do trabalho ou distribuição para público geral, escreveu Ke.

Com agência Associated Press

Nenhum comentário: