domingo, outubro 07, 2007

e-Reality - Ontologia

1) Introdução

O entendimento da Realidade pode ter diferentes abordagens, enfoques ou visões.

O artigo A Visão de Mundo da e-Reality estabelece, em alto nível, o ponto de partida para a proposição de uma Ontologia para a e-Reality. No artigo, uma World View = , onde o símbolo "O" represemta uma Ontologia.

Dessa forma as Ontologias estão contidas em um todo mais amplo denominado World View (Visão do Mundo ou Visão da Realidade).

Uma Ontologia, por sua vez, por definição

2) Realidade como uma rede

O primeiro passo para a construção da ontologia da e-Reality é a visão da realidade como uma rede complexa de fenômenos em permanente e total interação, onde o conhecimento, em si, é parte integrante dessa rede.




3) Visões da Realidade


Rede, Domínio, Dimensão e Nível são forma de “visualização” ou visões da Realidade com o objetivo de entendimento e manipulação dessa Realidade.



Onde:

  1. Domínio é uma Visão, ou seja, qualquer sub-conjunto de Fenômenos da Realidade de acordo com algum critério de agrupamento previamente estabelecido;
  2. Dimensão é um Domínio onde o critério de agrupamento é a classificação dos Fenômenos da Realidade em função de uma ou mais de uma de suas Características; e
  3. Nível é uma Dimensão onde o critério de agrupamento é a classificação dos Fenômenos da Realidade em função de uma ou mais de uma de suas Características Emergentes.

4) Níveis da Realidade

O segundo passo envolve a organização dos fenômenos dessa rede em níveis, utilizando como critério para organização o conceito de emergência (fenômenos complexos emergem de fenômenos mais simples).

Tal abordagem não constitui novidade, de forma alguma, tendo sido utilizada por diversos autores, podendo ser resumida da seguinte maneira:
–a existência emerge de um nível ainda desconhecido da realidade;
–a vida emerge da existência por mecanismos ainda não dominados amplamente;
–o conhecimento emerge da vida;
–o poder emerge do conhecimento; e
–outros níveis ainda desconhecidos podem emergir do poder.


Nenhum comentário: