segunda-feira, dezembro 31, 2007

Escultura - Cristo Redentor, de Heitor da Silva Costa - Ricardo Noblat: O Globo Online




"Cristo Redentor" (1922-31) é o famoso cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, localizada no


Morro do Corcovado. Feita em pedra-sabão, a estátua tem 30 metros de altura sobre um pedestal de 8 metros, que pesa 1.145 toneladas e está a 710 metros de altura.
Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswald, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal. A população carioca optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, também de autoria do pintor. O projeto foi desenvolvido pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.

Dificuldades para executar uma obra de tal magnitude no Brasil levaram ao desmembramento do projeto inicial. Os desenhos do monumento foram levados para a França, aos cuidados do escultor francês Paul Landowski, que idealizou o modelo das mãos e cabeça do monumento. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.

O Cristo Redentor, considerado uma homenagem à religiosidade carioca, tornou-se um símbolo da cidade e da simpatia do povo carioca, que recebe a todos de braços abertos. Saiba mais sobre o Cristo Redentor aqui


Nenhum comentário: