quarta-feira, setembro 10, 2008

Atari VCS - 1977


Nos idos de 1977 chegava ao mercado o Atari VCS ( Video Computer System ), logo depois rebatizado de Atari 2600. Era um marco. Para toda uma geração, o bom e velho 2600 é sinônimo de video-game ( desculpe, Dori, sei que é sua área, mas não resisti... ).
Apesar da Fairchild ter lançado um sistema que utilizava cartuchos como mídias para jogos ( antes, cada "console" era dedicado, geralmente com apenas um jogo pré-programado ), o Channel F, em 1976 e em janeiro de 1977 a RCA ter colocado à venda o seu Studio II, que utilizava a mesma idéia, foi apenas em outubro daquele ano que a Atari mostrou o seu projeto "Stella": um videogame capaz de mostrar 160 x 192 pixels, com 128 cores, dois canais de som monofônicos e 128 bytes de RAM. Coloque em perspectiva: o System II mostrava 64x32 pixels. Monocromáticos!
Inovação era o que não faltava: cada cartucho poderia ter até 32kB de ROM, o que parecia um enorme exagero! O processador era o MOS Tech 6507, rodando a 1,9MHz... e se você acha que controles "wireless" são coisa recente, não deve ter crescido naquela época...
Nascido das mentes brilhantes de uma equipe contratada pela Atari ( que tinha ninguém menos que Jay Miner, o gênio por trás dos computadores Amiga ), foi um estrondoso sucesso, vendendo mais de 30 milhões de unidades mundo afora. O venerável console teve um "flashback" oficial em 2005 ( sem contar os clones chineses ) e há uma fervorosa comunidade produzindo novos jogos.

Nenhum comentário: