sábado, setembro 20, 2008

Games universais darão novo tempero à vida diária

 

Site: Inovação Tecnológica

Cordis Europa
17/09/2008

010150080917-riderspoke

Videogames capazes de mesclar o virtual com o real poderão se tornar a próxima revolução do entretenimento. Pesquisadores europeus estão criando as bases para que esse ambiente de "gaming everywhere" elimine as barreiras sociais, espaciais e temporais normalmente associadas aos jogos eletrônicos.

Mesclando jogo e vida diária

O objetivo desses chamados games universais é mesclar o jogo com a vida diária dos jogadores. Armados com seus telefones celulares ou qualquer outro dispositivo móvel, os participantes poderão participar de caças ao tesouro, procurando objetos virtuais no mundo real, encontrar novas formas de explorar e usufruir de uma cidade ou lutar em batalhas virtuais via mensagens SMS.

"O filme 'O Jogo' descreve um exemplo extremo de um jogo de realidade alternativa, embora ele nos tenha ajudado a formatar a visão do que o jogo universal deve ser. Poucas pessoas iriam querer experimentar o que acontece no filme, mas elas podem encontrar formas menos dramáticas de jogos universais interessantes e atraentes," diz Jussi Holopainen, um dos participantes do projeto IPerG.

Jogos universais

Talvez o mais simplório e tecnologicamente pobre exemplo de jogo universal seja o esporte virtual, no qual as pessoas criam equipes virtuais que competem umas contras as outras baseadas em estatísticas geradas pelo desempenho esportivo real dos participantes.

Entretanto, novas tecnologias e a disseminação dos equipamentos móveis estão tornando possíveis jogos universais mais avançados e mais interativos.

Segundo os pesquisadores, há muita confusão sobre o que constitui um jogo universal, uma confusão gerada principalmente pela enorme diversidade de jogos e técnicas de jogá-los.

Insectopia

Os jogos universais que os pesquisadores do IPerG estão trabalhando vão, por exemplo, do Insectopia, um tipo de caça ao tesouro no qual os participantes andam por uma cidade coletando insetos virtuais com equipamentos Bluetooth, ao Epidemic Menace, uma história de detetives na qual os jogadores tentam evitar que um cientista dissemine um vírus virtual em uma estrutura do mundo real.

Dois dos jogos cujo desenvolvimento está mais avançado são RiderSpoke e Mythical: The Mobile Awakening.

RiderSpoke

No RiderSpoke, os participantes recebem uma bicicleta contendo um computador com conexão WiFi e são instruídos a passear pela cidade à vontade. De vez em quando eles são orientados a visitar locais específicos - "encontre uma janela atrás da qual você gostaria de viver," por exemplo - e então registrar suas idéias em diferentes hotspots WiFi, os chamados "esconderijos", no jargão do jogo.

Os hotspots WiFi também servem para rastrear a localização dos jogadores e acionar recursos do jogo. O resultado é um tipo de aventura urbana enriquecida pelo conteúdo gerado pelos participantes.

Mythical: The Mobile Awakening

No Mythical: The Mobile Awakening, os usuários assumem o papel de magos modernos high-tech que executam rituais que variam com o contexto - informar a hora do dia ou a fase da Lua, por exemplo - a fim de capturar feitiços que eles poderão depois utilizar em uma batalha virtual com humanos e oponentes gerados pelo computador.

Esses jogos experimentais deverão formar a base para jogos universais comerciais no futuro. Os pesquisadores vislumbram uma enorme demanda por uma grande variedade de jogos e aplicações parecidas com jogos que mesclam mundos virtuais com o mundo real.

Nenhum comentário: