sábado, agosto 23, 2008

Termo (Elemento Simbólico - Símbolo - Valor - Dado)



Valor, termo, símbolo ou dado é um elemento da realidade criado por um ser cognitivo, que pode ser associado a qualquer outro elemento para dar significado a este.

Símbolo, em grego súmbolon, designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que pode ser um elemento (objeto, entidade) ou um conceito, idéia, quantidade ou qualidade.

O "símbolo" é um elemento essencial no processo de cognição e comunicação (processo de conhecimento). A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir determinada conotação ou significado.

Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o elemento que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.

A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo e sistema em geral.

Outras disciplinas especificam metodologias de estudo, como a semântica, que se ocupa do simbolismo na linguagem, ou seja, das palavras.

Fonte: Wikipédia


Valor é um símbolo que é atribuído a uma entidade ou a um relacionamento, dando significado, agregando conhecimento, caracterizando (quantificando ou qualificando) essa entidade ou esse relacionamento.

É um símbolo que pode ser conotado a um elemento de um conjunto, ou seja, é uma concatenação ou agregação de caracteres que possibilita a representação simbólica, é a abstração mais elementar dentro do modelo ER.

Exemplos:

· João, José, Maria, ...

· 08/10/55, 23/05/58, ...

· Rua A, Rua B, Rua C, ...

· 254-3435, 254-2773, ...

· DEP10, DEP20, DEP30, ...

· Planejamento, Financeiro, Industrial, ...

Valor

Nenhum comentário: