sábado, outubro 11, 2008

Rede de encriptação quântica é ativada e diz ser inviolável | Gizmodo Brasil


Rede de encriptação quântica é ativada e diz ser inviolável Gizmodo Brasil: "Cientistas conectaram a primeira rede de computadores no mundo protegida por “criptografia quântica”, um sistema supostamente inviolável que funciona por um esquema baseado no Princípio da Incerteza de Heisenberg. Para nós leigos, isto significa que você não é capaz de coletar informações transmitidas por uma rede sem de alguma forma perturbar o seu fluxo, fazendo com que seja fácil detectar quando alguém está tentando invadir a rede.
Quando os intrusos tentam hackear um fluxo quântico, os fótons da rede ficam embaralhados e o aumento da taxa de erros faz com que a linha seja cortada. O fluxo é então roteado automaticamente para outro nó de forma que o transmissor e o receptor permaneçam em contato contínuo e seguro. Os cientistas estão no momento tentando vender esta rede para bancos e outros portadores de informações confidenciais.

Então ela é mesmo inviolável, certo? É difícil afirmar. No momento não há métodos para observar as informações sem ser detectado, mas pesquisadores do MIT foram capazes de capturar aproximadamente 40% das informações ao ler o “momento” dos fótons. Aposto que os hackers vão vibrar com isso, especialmente agora que os cientistas praticamente lançaram um desafio direto à capacidade deles. [BBC]"

Nenhum comentário: