e-Book I - e-Reality - A Computação Eletrônica
1) e-Reality - Fundamentos
- Guerra do Software ( Mapa Guerra Software Microsoft Google Apple IBM OpenSource Linux Web )
- Passado, Presente e Futuro nos Vídeos | Meio Bit
- WSJ: Google preparing $4.6 Billion or more for slice of 700MHz spectrum - Engadget
- O que falta para o Google Apps decolar? | Meio Bit
- Imagine Cup - Microsoft promovendo inovação tecnológica | Meio Bit
- Projetos WEB 2 no Brasil
- Joost ganha versão pública e está disponível para todo mundo
- Web 2.0 - Uma Extraordinária Apresentação de Ed Yourdon
- Lingoz - O maior dicionário do planeta!
- Alguns serviços do Google
- Planeta Web 2.0
- LongJump - Business Applications para gerenciamento de grupos
- Grandes corporações na Web 2.0
- Vamos criar nossa própria realidade !!!
- My World, mais uma da Google ...
1.2) A Visão de Mundo da e-Reality
1.3) e-Reality - Contexto
1.4) e-Reality - Estrutura
- Realidade
- Realidade e Conhecimento - Definições Iniciais
- Conhecimento
- Emergência
- Padrão de Rede
- Realidade como uma rede
3) Computação Clássica
- Computação
- Algoritmo
- Ciência da Computação
- Ciência da Computação
- Teoria da Computação
- Teoria da Informação
- John Von Neumann
- Arquitetura de Von Neumann
- Tecnologia da Informação
3.X.X) Computação Paralela
3.X.X) Computação em Rede
3.X.X) Coputação Wireless
3.X.X) 2010 - Computação Ubíqua - Onipresente
- Microfuel Cell Facilitates Omnipresent Computing - Gizmo Watch
- Onde nenhuma Rede jamais esteve... | Meio Bit
3.X.X - Computação Gráfica
3.X.X - Computação de Armazenamento
3.X.X - e-Doc
3.X.X - e-Database
4) Computação Pragmática
4.1) Níveis
4.1.1) Computação de Conhecimento (e-Knowledge)
4.1.1.X) Computação de Busca
- Organização Hierárquica ( Tecnologia Hierarquia Google Pesquisa )
- A pesquisa para além do Google ( Tecnologia Motores Busca Pesquisa Informacao Web Alternativa Google )
- Google experimenta o uso da opinião humana para melhorar os resultados das buscas | Meio Bit
4.1.1.X) Computação de Conteúdo
- A r/evolução da informação ( Semantica Evolucao Informacao Web 2.0 Michel Wesch )
- Vem aí a Wikipedia do Google
- Site Open Source da Microsoft agora em português
- Save the Wales: criador da Wikipedia defende sua cria | Meio Bit
- Amazon To Introduce Kindle E-Book Reader In New York Event - Gizmo Watch
- Wikia Search = Google + Facebook | Meio Bit
- Wordpress-PT lança versão em Português de Portugal do Wordpress 2.3 - 2.0 WEBMANIA
- My Space no Brasil | Meio Bit
- FunTalk: Use o YouTube para aprender inglês | Meio Bit
- Facebook: uma pedra no sapato da Google | Meio Bit
- Mozy, backup Online de graça com 2GB de limite de armazenamento
- Hotshare - Armazenamento Sem Limites…Ou Quase!
- Wikia Gaming - 250000 Artigos de Videojogos!
- SlideRocket - O Fim Do Powerpoint?
- Zoho - Aplicações na WEB
- Google Presentations Já Funciona Mas Não Impressiona!
- You Convert It - Toda a Conversão Num Sítio Só!
- Reuters Labs e Viewdle - Indexação Vídeo Revolucionária
- Conduzindo um blog corporativo
- Demonstração de uma foto de 13,4 Gigapixel
4.1.1.X) Computação Científica (e-Sciency)
- Programas para aplicações científicas | Meio Bit
- PLoS - Disponibiliza milhares de artigos científicos livres
4.1.2) Computação de Criação - e-Technology
4.1.3) Computação de Negócios - e-Business
4.1.4) Computação de Governo - e-Gov
4.1.5) Computação de Guerra - e-War
- Surveillance Goes Hi-tech: Train Cable Unmanned Aerial Vehicle - Gizmo Watch
- Now 'T-Rays' To Make Airport Scanning Safer - Gizmo Watch
- System Empires - Lançamento Dentro de Algumas Horas
4.2) Abrangência
4.2.1) Pessoa (e-Person)
4.2.2) Grupo (e-Group)
- TaskBin: Um gerenciador de tarefas para grupos
- LongJump - Business Applications para gerenciamento de grupos
4.2.3) Organização (e-Org)
4.2.4) Sociedade (e-Society)
- Google OpenSocial - Se não os podes vencer junta-os todos! - 2.0 WEBMANIA
- OpenSocial: a convergência das redes sociais | Meio Bit
- Ikwa, o Orkut profissional | Meio Bit
- Microsoft lança HealthVault
- TIOTI - Rede Social Dedicada à Televisão
- GlobalIncident - Uma mapa para todas as catástrofes!
- Intuuch - Um Clone Que Ultrapassa o Clonado?
5.1) Computação Simulativa da Naureza
5.1.1) e-Xistence
- 2020 - Computação Virtual - e-Xistence
- Computação Holográfica
- e-Navigation
- Explore the Great Out There
- Identificação
5.1.1.2) Interface Homem Máquina
- Microsoft Surface - The Possibilities
- Microsoft Surface - Computer
- Aroma Emitting Kaoru Digital Signage
- MIT's Interactive Software Brings Drawings To Life
- Vamos tirar fotografias em 3D ???
- Download Baby Scans Onto Mp3, IPod Or Cellphones For £120 - Gizmo Watch ???
- Nokia Apresenta Caneta Digital com Bluetooth ???
- BookSnap, Um Scanner para Livros ???
- Sony Turns To Multi Touch LCDs ???
- Mobile Notemaker Digitaliza Suas Anotações e Desenhos
- Human Thoughts In Tandem With Multi-Touch Human Machine Interface
- Windows 7 to get integrated touch features?
- Digital Drops: Voiscan, Um Gadget que Digitaliza Textos e Traduz em Voz Alta
- I-m-Top: A Tabletop Dual-resolution Touch Screen Display - Gizmo Watch
- Panasonic Unveils ‘interactive TV Wall’ - Gizmo Watch
- Color Electronic Paper And Optical Writing System From Fuji Xerox - Gizmo Watch
- Motion Sensors At War - Check Your Steps - Gizmo Watch
- Plasmas Go 3D With Polarized 3D Displays - Gizmo Watch
- YelloMosquito Qingbar Gp300: Watch Video Life-size! - Gizmo Watch
- Toyota Unveils World’s 'most True-to-life' Driving Simulator - Gizmo Watch
- Interactive Tabletop System, Swapping Motion With Music - Gizmo Watch
- Digital Drops: Acuson P50, Um Notebook para Ultrassonografias!
- USB Finger Optical 3D Mouse: Just Slide And Click! - Gizmo Watch
- Digital Drops: Um Telescópio com GPS!
- Canon Snap: No Bigger Than A Big Ring! - Gizmo Watch
- Cartas da mesa | Meio Bit
- GPS-enabled Mobile Software That Guides Your Tour - Gizmo Watch
- Microsoft Moves To Wireless Laser Mouse 6000 Version 2.0 - Gizmo Watch
5.1.1.3) Realidade Virtual
- 3-D Drawing In Air: Leonardo’s Art Goes Off-canvas - Gizmo Watch
- Google SketchUp - Modele seu mundo em 3D
- SketchUp Help Center
- SketchUp User's Guide - Welcome to LayOut
- Alter The Reality In Virtual World - Gizmo Watch
- O homem virtual de infinitos milhões de dólares | Meio Bit
- Intel X Havok - Biblioteca de efeitos físicos
- Google Earth: Audaciosamente Indo Onde Nenhum Homem Jamais Esteve
- Time Wasters da Semana: Visualização Tridimensional e Capacidade de Detecção
5.1.1.4) Realidade Aumentada
5.1.2) e-Life, Vida Artificial, Artificial Life
- Biological And Electronic World In A Living Game Computer - Gizmo Watch
- Eva Schindling Breaches Gap Between Digital And Robotic Artificial Life Art - Gizmo Watch
5.1.3) e-Inteligence
- Inteligência Artificial - IA - Artificial Inteligence - AI - e-Inteligence
- Sistema Especialista - Expert System
- Scientists Inculcate Common Sense To Computers - Gizmo Watch
- 2020 - Computação Inteligente
- 2050 - Computação Auto-Consciente
5.2) Computação Inspirada na Natureza
5.2.X) Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados - Knowledge Discovery Databases - KDD ???
5.2.X) Mineração de Dados - Data Mining - DM ???
5.2.1) Computação Inspirada na Física
5.2.1.1) Sistemas Dinâmicos Não-Lineares - SDNL
5.2.1.2) Lógica Nebulosa - Fuzzy Logic
5.2.1.3) Banco de Dados Nebuloso - Fuzzy Database
5.2.1.4) Soft Computing
5.2.2) Computação Evolucionária
5.2.2.1) Algoritmo Evolucionário
5.2.2.2) Programação Evolucionária
5.2.2.3) Programação Genética
5.2.2.4) Algoritmo Genético
5.2.3) Computação Neural
5.2.3.1) Redes Neurais
5.2.3.2) Neuro Genética
5.2.3.3) Inteligência Computacional - ICA
5.2.4) Computação Coletiva
5.3) Computação com Mecanismos Naturais
5.3.X) Computação Manual
5.3.X) Computação Mecânica
5.3.X) Computação Eletrônica
- A Primeira Câmera Fotográfica Do Mundo
- 1940 - Colossus
- 1941 - Eniac
- Edvac
- 1954 - Primeira TV a Cores Com Preço Acessível
- 1958 - Nascimento do Chip Eletrônico
- IBM - 650
- IBM-1401
- 1972 - O Primeiro Vídeo Cassete Do Mundo
- IBM-PC
- 1986 - O Primeiro Laptop Do Mundo
- 1987 - 2007 - 1GB 20 anos atrás e 1GB agora
- Carbon Based Electronics 10 Times Faster Than Silicon Possible
- Intel Core 2 Extreme QX9650 For New Generation CPU’s
- Toshiba's 15-nm process hints at 100Gbit NAND chips: 6x current densities
- Samsung Introduces World’s Fastest Graphics Chip - Gizmo Watch
- 3D Processors: Inventor of Flash Memory Has Big Plans For Super-Fast 3D Processors
- Tudo sobre Memória Flash
- Researchers Show New Way Of Controlling Magnetic Memory - Gizmo Watch
- Toshiba’s 128GB Solid State Drive For Notebook PCs To Hit Market In 2008 - Gizmo Watch
- Toshiba Plans For Flash-Based Solid-State Drives - Gizmo Watch
- UCSD Develops World's Most Complex Silicon Chip - Gizmo Watch
- Plastic Electronics! See-through, Flexible Transistors Developed - Gizmo Watch
- SX-9: World’s Most Powerful Super Computer - Gizmo Watch
- Samsung Electronics To Bequeath World’s Most Advanced Flash Memory Chip - Gizmo Watch
- Super Computers That Fit In A Palm - Gizmo Watch
- How To Construct A Personal Supercomputer? - Gizmo Watch
- Toshiba MRAM: Gen-X Non-volatile Semiconductor Memory Device - Gizmo Watch
- Dirt-free TFT-LCD Display Announced By LG Philips - Gizmo Watch
- MareNostrum, o maior supercomputador da Europa
5.3.X) Computação Ótica
- UK Scientists Develop World’s Smallest Optical Switch - Gizmo Watch
- World’s Thinnest High-brightness LED-chip Coming Soon
- Nanotecnologia da IBM: supercomputadores em notebooks
- Plastic Optical Fibers To Transmit Data At 2.5 Gigabits/sec For Home Internet - Gizmo Watch
- Sony Develops Multi Layer Holographic Disks To Store 500GB Data - Gizmo Watch
5.3.X.) Computação Quântica
- Japoneses criam tecnologia que aprimora computador quântico
- Ink To Make Quantum Computing A Reality - Gizmo Watch
5.3.X) Computação Molecular - Computação Biológica
5.4) Computação Explicativa da Natureza (Estudos sobre a natureza através da computação)
6) Computação Robótica
- Autonomous Information Communication, Next Level In Robots
- Robot Comprehends Non-verbal Communication, Watching Makes Him Perfect
- Hi-Tech Calligraphy Exemplified – Kuka Robot Writes The Bible
- I.C. Hexapod Silhouettes A New Age Of ‘face Recognition And Tracking’
- HOAP-3 Soccer Robot At 2007 Robot Awards
- Hardware Evolucionário
- Humanoid Robots To Us: We Gonna Steal Your Brains! - Gizmo Watch
- Honda ASIMO Robot Gains More Humanoid Capabilities - Gizmo Watch
- Toyota unveils robot violinist (video) ::: Pink Tentacle
- Robot Staggers But Does Not Fall When Pushed - Gizmo Watch
- Flower Robots: Visually Sublime And Psychologically Provocative Machines - Gizmo Watch
- MAARS: Robot That Dehumanizes The Battlefield - Gizmo Watch
- 'Ouch', Can The Dentist Feel Patient's Pain? Robot Helps! - Gizmo Watch
- Microsoft Joins Robotics With 'e-nuvo WALK’ Biped Robot - Gizmo Watch
- Integrated Kinematics To Be Next Level In Robotics - Gizmo Watch
- Roboscorpion, One Not From The Arachnidan Family - Gizmo Watch
- Dare Not Touch 'Canadian Fembot' On Her Breasts, She'll Slap - Gizmo Watch
- Digital Drops: Glucoboy: Testando o Nível de Glicose do seu Sangue com o GameBoy
- 2100 - ... Ciborgues ...
- Panasonic’s Artificial Muscle In Finger Rehabilitation Glove - Gizmo Watch
- Pacemaker That Is Powered By Heart Itself - Gizmo Watch
7.X.X) Nanotecnologia
- Wireless: A Fully-Functioning Nanotube Radio
- Sperm Enrgy To Empower Nano-robotic Movements - Gizmo Watch
7.X.X) 2100 - Fusão Mente X Máquina
7.X.X) Pele Artificial (Formas, Cores, Invisibilidade, Sensibilidade, Resistência)
7.X.X) Conexão Mental
- Commercial Brain Computer Interfaces To Revolutionize Neuroscience - Gizmo Watch
- NeuroSky, Sega Collaborate To Make Your Mind The Ultimate Game Controller - Gizmo Watch
- Agilent Brings The World’s Most Powerful Nanoprober To Asia - Gizmo Watch
- Thoughts To Enable Actions In Second Life - Gizmo Watch
- Robotic Interface Makes You A Brainy Telepath - Gizmo Watch
- Intra Body Communication: Digital Interaction Without Airwaves - Gizmo Watch
- Neuroscience breakthrough - Monkey brain to control robotic legs via Internet
- Brain implant, software enables patients to think out loud - Engadget
7.X.X) Visão Artificial
7.X.X) Audição Artificial
7.X.X) Paladar Artificial
7.X.X) Olfato Artificial
7.X.X) Genética
7.X.X) Clonagem
7.X.X) Combinando Tudo
e-Book II) e-Database
Projeto de Banco de Dados (PBD) - Modelagem de Banco de Dados (MBD) - Ementa
1 - Fundamentos de Banco de Dados
1.1 - Dado, Informação, Conhecimento
1.2 - Definição de Dado
1.2.1 - Termo (Elemento Simbólico - Símbolo - Valor - Dado)
1.3 - Definição de Informação
1.3.1 - Natureza da Informação
1.3.2 - Características da Informação
1.4 - Definição de Conhecimento
1.4.1 - Sociedade do Conhecimento
1.4.2 - Propósito do Conhecimento
1.4.3 - Conhecimento Organizacional
1.5 - Definição de Tecnologia da Informação
1.6 - Definição de Banco de Dados
1.7 - Características Básicas dos Bancos de Dados
2 - Projeto de Banco de Dados (PBD) - Modelagem de Banco de Dados - MBD
2.1 - Fundamentos
2.1.1 - Realidade como uma rede de fenômenos
2.1.2 - Uma Ontologia para a Realidade
2.1.3 - Rede de Conhecimento a base para o Projeto (Modelagem Conceitual de Banco de Dados)
2.1.4 - Fenômeno da Realidade
2.1.4.1 - Elemento
2.1.4.2 - Interação
2.1.4.3 - Lei da Natureza
2.1.5- Fenômenos da Rede de Conhecimento
2.1.5.1- Termo - Símbolo - Valor - Dado
2.1.5.2- Conceito
2.1.5.3 - Conceito Associativo
2.1.5.4 - Conceito Construtivo - Construtor Semântico
2.1.5.4.1 - Classificação - Instanciação
2.1.5.4.2 - Generalização - Especialização
2.1.5.4.3 - Classificação - Generalização
2.1.5.4.4 - Agregação (Composição) - Decomposição
2.1.5.4.5 - Associação
2.1.5.5 - Fato - Informação
2.1.5.6 - Fato Associativo (Propositivo, Assertivo) - Proposição - Asserção
2.1.5.7 - Regra
2.2 - Definição de Projeto de Banco de Dados
2.3 - Definição de Mini-Mundo
2.4 - Definição de Requisito de Informação
2.5 - Definição de Regra de Negócio
2.6 - Definição de Ferramenta de Projeto (Modelagem)
2.2 - Modelo de Dados
2.2.1 - Modelo Entidade Relacionamento (MER)
2.2.1.1 - Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER)
2.2.1.2 - Peter Chen
2.2.1.3 - Modelo Entidade Relacionamento (MER) - (Notação Engenharia da Informação)
2.2.2 - Modelo de Classes da UML
2.2.2.1 - Diagrama de Classes da UML
2.2.3 - Modelo de Dados Relacional (MDR)
2.2.3.1 - Edgar Frank Codd
3 - Modelo Entidade Relacionamento (MER)
3.0 - Um Meta-Modelo para o MER
3.1 - Componentes (Elementos) de Modelagem
3.1.1 - Componente (Elementos) de Modelagem Estruturais (Requisitos de Informação)
3.1.1.1 - Entidade
3.1.1.2 - Relacionamento
3.1.1.3 - Valor
3.1.1.4 - Entidade-Tipo
3.1.1.5 - Relacionamento-Tipo
3.1.1.6 - Atributo
3.1.1.7 - Entidade-Fraca
3.1.1.8 - Auto-Relacionamento
3.1.2 - Componentes (Elementos) de Modelagem Comportamentais (Regras de Negócio)
3.1.2.1 - Conhecimento Organizacional
3.1.2.2 - Regras de Negócio
3.1.2.3 - Regras de Restrição de Integridade
3.1.2.3.1 - Identificação
3.1.2.3.2 - Cardinalidade
3.1.2.3.3 - Repetição
3.1.2.3.4 - Cobertura
3.1.2.4 - Regras de Derivação (Regra de Cálculo - Regra de Inferência)
4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
4.1 - Definição de Critério de Qualidade de Projeto Conceitual de BD
4.2 - Regras para utilização do MER
4.2.1 - Correção
4.2.2 -Completeza
4.2.3 -Minimalidade
4.2.4 -Expressividade
4.2.5 -Legibilidade
4.2.6 -Flexibilidade
5 - MDR - Modelo de Dados Relacional
5.1 - Fundamentos
5.1.1 - Produto Cartesiano
5.1.2 - Relação Matemática
5.2 - MDR - Componentes Estruturais
5.2.1 - MDR - Relação - Tabela
5.2.2 - MDR - Tupla ou Linha
5.2.3 - MDR - Domínio - Tipo de Dado
5.2.4 - MDR - Valor - Dado
5.2.5 - MDR - Coluna - Atributo
5.2.6 - MDR - Chave
5.2.6.1 - MDR - Super Chave
5.2.6.2 - MDR - Chave Candidata
5.2.6.3 - MDR - Chave Primária
5.2.6.4 - MDR - Chave Alternada
5.2.6.5 - MDR - Chave Estrangeira
5.2.6.6 - Chave Secundária
6 - Projeto Lógico de Banco de Dados
7 - Engenharia Reversa de Banco de Dados
e-Book III) e-Software
1) Design Patterns - Padões de Projeto de Software
- Design pattern (computer science)
- Padrão MVC
- Ootips - Object Orientation Tips
- Cunningham & Cunningham, Inc.
- Strategy Pattern
- Observer Pattern
- Composite Pattern
2) Service-Oriented Architecture (SOA)
3) Model-Driven Architecture (MDA)
e-Book IV) e-Knowledge
e-Book V) e-Business
e-Book IV) e-Entertainment
- e-Video
- e-Game
Nenhum comentário:
Postar um comentário