quarta-feira, janeiro 02, 2008

e-Reality - Index

e-Book I - e-Reality - A Computação Eletrônica

1) e-Reality - Fundamentos

1.1) e-Reality - Introdução

1.2) A Visão de Mundo da e-Reality

1.3) e-Reality - Contexto

1.4) e-Reality - Estrutura

1.5) e-Reality - Processos

2) e-Reality - Ontologia

3) Computação Clássica

3.X.X) Computação Paralela

3.X.X) Computação em Rede

3.X.X) Coputação Wireless

3.X.X) 2010 - Computação Ubíqua - Onipresente

3.X.X - Computação Gráfica

3.X.X - Computação de Armazenamento

3.X.X - e-Doc

3.X.X - e-Database

4) Computação Pragmática

4.1) Níveis

4.1.1) Computação de Conhecimento (e-Knowledge)

4.1.1.X) Computação de Busca

4.1.1.X) Computação de Conteúdo

4.1.1.X) Computação Científica (e-Sciency)

4.1.2) Computação de Criação - e-Technology

4.1.3) Computação de Negócios - e-Business

4.1.4) Computação de Governo - e-Gov

4.1.5) Computação de Guerra - e-War

4.2) Abrangência

4.2.1) Pessoa (e-Person)

4.2.2) Grupo (e-Group)

4.2.3) Organização (e-Org)

4.2.4) Sociedade (e-Society)

5) Computação Natural

5.1) Computação Simulativa da Naureza

5.1.1) e-Xistence

5.1.1.2) Interface Homem Máquina

5.1.1.3) Realidade Virtual

5.1.1.4) Realidade Aumentada

5.1.2) e-Life, Vida Artificial, Artificial Life

5.1.3) e-Inteligence

5.2) Computação Inspirada na Natureza

5.2.X) Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados - Knowledge Discovery Databases - KDD ???

5.2.X) Mineração de Dados - Data Mining - DM ???

5.2.1) Computação Inspirada na Física

5.2.1.1) Sistemas Dinâmicos Não-Lineares - SDNL

5.2.1.2) Lógica Nebulosa - Fuzzy Logic

5.2.1.3) Banco de Dados Nebuloso - Fuzzy Database

5.2.1.4) Soft Computing

5.2.2) Computação Evolucionária

5.2.2.1) Algoritmo Evolucionário

5.2.2.2) Programação Evolucionária

5.2.2.3) Programação Genética

5.2.2.4) Algoritmo Genético

5.2.3) Computação Neural

5.2.3.1) Redes Neurais

5.2.3.2) Neuro Genética

5.2.3.3) Inteligência Computacional - ICA

5.2.4) Computação Coletiva

5.3) Computação com Mecanismos Naturais

5.3.X) Computação Manual

5.3.X) Computação Mecânica

5.3.X) Computação Eletrônica

5.3.X) Computação Ótica

5.3.X.) Computação Quântica

5.3.X) Computação Molecular - Computação Biológica

5.4) Computação Explicativa da Natureza (Estudos sobre a natureza através da computação)

6) Computação Robótica

7) Computação Cibernética

7.X.X) Nanotecnologia

7.X.X) 2100 - Fusão Mente X Máquina

7.X.X) Pele Artificial (Formas, Cores, Invisibilidade, Sensibilidade, Resistência)

7.X.X) Conexão Mental

7.X.X) Visão Artificial

7.X.X) Audição Artificial

7.X.X) Paladar Artificial

7.X.X) Olfato Artificial

7.X.X) Genética

7.X.X) Clonagem

7.X.X) Combinando Tudo

Banco de Dados

e-Book II) e-Database

Projeto de Banco de Dados (PBD) - Modelagem de Banco de Dados (MBD) - Ementa

1 - Fundamentos de Banco de Dados

1.1 - Dado, Informação, Conhecimento

1.2 - Definição de Dado

1.2.1 - Termo (Elemento Simbólico - Símbolo - Valor - Dado)

1.3 - Definição de Informação

1.3.1 - Natureza da Informação

1.3.2 - Características da Informação

1.4 - Definição de Conhecimento

1.4.1 - Sociedade do Conhecimento

1.4.2 - Propósito do Conhecimento

1.4.3 - Conhecimento Organizacional

1.5 - Definição de Tecnologia da Informação

1.6 - Definição de Banco de Dados

1.7 - Características Básicas dos Bancos de Dados

2 - Projeto de Banco de Dados (PBD) - Modelagem de Banco de Dados - MBD

2.1 - Fundamentos

2.1.1 - Realidade como uma rede de fenômenos

2.1.2 - Uma Ontologia para a Realidade

2.1.3 - Rede de Conhecimento a base para o Projeto (Modelagem Conceitual de Banco de Dados)

2.1.4 - Fenômeno da Realidade

2.1.4.1 - Elemento

2.1.4.2 - Interação

2.1.4.3 - Lei da Natureza

2.1.5- Fenômenos da Rede de Conhecimento

2.1.5.1- Termo - Símbolo - Valor - Dado

2.1.5.2- Conceito

2.1.5.3 - Conceito Associativo

2.1.5.4 - Conceito Construtivo - Construtor Semântico

2.1.5.4.1 - Classificação - Instanciação

2.1.5.4.2 - Generalização - Especialização

2.1.5.4.3 - Classificação - Generalização

2.1.5.4.4 - Agregação (Composição) - Decomposição

2.1.5.4.5 - Associação

2.1.5.5 - Fato - Informação

2.1.5.6 - Fato Associativo (Propositivo, Assertivo) - Proposição - Asserção

2.1.5.7 - Regra

2.2 - Definição de Projeto de Banco de Dados

2.3 - Definição de Mini-Mundo

2.4 - Definição de Requisito de Informação

2.5 - Definição de Regra de Negócio

2.6 - Definição de Ferramenta de Projeto (Modelagem)

2.2 - Modelo de Dados

2.2.1 - Modelo Entidade Relacionamento (MER)

2.2.1.1 - Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER)

2.2.1.2 - Peter Chen

2.2.1.3 - Modelo Entidade Relacionamento (MER) - (Notação Engenharia da Informação)

2.2.2 - Modelo de Classes da UML

2.2.2.1 - Diagrama de Classes da UML

2.2.3 - Modelo de Dados Relacional (MDR)

2.2.3.1 - Edgar Frank Codd

3 - Modelo Entidade Relacionamento (MER)

3.0 - Um Meta-Modelo para o MER

3.1 - Componentes (Elementos) de Modelagem

3.1.1 - Componente (Elementos) de Modelagem Estruturais (Requisitos de Informação)

3.1.1.1 - Entidade

3.1.1.2 - Relacionamento

3.1.1.3 - Valor

3.1.1.4 - Entidade-Tipo

3.1.1.5 - Relacionamento-Tipo

3.1.1.6 - Atributo

3.1.1.7 - Entidade-Fraca

3.1.1.8 - Auto-Relacionamento

3.1.2 - Componentes (Elementos) de Modelagem Comportamentais (Regras de Negócio)

3.1.2.1 - Conhecimento Organizacional

3.1.2.2 - Regras de Negócio

3.1.2.3 - Regras de Restrição de Integridade

3.1.2.3.1 - Identificação

3.1.2.3.2 - Cardinalidade

3.1.2.3.3 - Repetição

3.1.2.3.4 - Cobertura

3.1.2.4 - Regras de Derivação (Regra de Cálculo - Regra de Inferência)

4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados

4.1 - Definição de Critério de Qualidade de Projeto Conceitual de BD

4.2 - Regras para utilização do MER

4.2.1 - Correção

4.2.2 -Completeza

4.2.3 -Minimalidade

4.2.4 -Expressividade

4.2.5 -Legibilidade

4.2.6 -Flexibilidade

5 - MDR - Modelo de Dados Relacional

5.1 - Fundamentos

5.1.1 - Produto Cartesiano

5.1.2 - Relação Matemática

5.2 - MDR - Componentes Estruturais

5.2.1 - MDR - Relação - Tabela

5.2.2 - MDR - Tupla ou Linha

5.2.3 - MDR - Domínio - Tipo de Dado

5.2.4 - MDR - Valor - Dado

5.2.5 - MDR - Coluna - Atributo

5.2.6 - MDR - Chave

5.2.6.1 - MDR - Super Chave

5.2.6.2 - MDR - Chave Candidata

5.2.6.3 - MDR - Chave Primária

5.2.6.4 - MDR - Chave Alternada

5.2.6.5 - MDR - Chave Estrangeira

5.2.6.6 - Chave Secundária

6 - Projeto Lógico de Banco de Dados

7 - Engenharia Reversa de Banco de Dados

8- Administração de Dados e Administração de Banco de Dados

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e-Book III) e-Software

1) Design Patterns - Padões de Projeto de Software

2) Service-Oriented Architecture (SOA)

3) Model-Driven Architecture (MDA)

Phrenology10

e-Book IV) e-Knowledge

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e-Book V) e-Business

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e-Book IV) e-Entertainment

Construcao

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