domingo, julho 12, 2009

Vantagem competitiva

Vantagem competitiva

Vantagem_Competitiva_Equipe

Antigamente, as empresas não se preocupavam em qualidade nos seus produtos e serviços, pois com uma boa administração nos seus negócios dava para competir no mercado local com alto lucro.

Entretanto, com a globalização, as empresas atentas ao mercado sentiram que a batalha agora se tratava no mercado mundial. Para se manter competitiva, a empresa precisava ser criativa, ter os melhores profissionais, lançar novos produtos e serviços com qualidade, visando o primeiro lugar.

E com o advento da informática, as grandes empresas enxergaram que os sistemas de informação poderiam ser ferramentas poderosas para auxiliar em suas estratégias e na tomada de decisões. Mas o que são sistemas de informação? Segundo a definição de Kenneth Laudon e Jane Prince, em seu livro “Sistemas de Informação”, “são um conjunto de componentes inter-relacionados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, controle, coordenação, análise e processo decisório em empresas e outras organizações”.

As empresas sentiram que poderiam aumentar sua produtividade, reduzir seus custos, identificar problemas e solucioná-los, transformando suas rotinas manuais em processos informatizados. Mas, onde essas organizações aplicam os sistemas de informação? Antigamente, elas os empregavam no controle de estoque, fluxo de caixa, finanças e contabilidade. Com o passar do tempo, elas começaram a criar sistemas integrados de gestão (por exemplo, os ERPs), com o intuito de coletar e armazenar dados, gerando informações relevantes para a tomada de decisões. Saber o que, como e quando o cliente realiza uma compra, quais mercados a empresa pode atingir ou criar, e tantos outros questionamentos que podemos responder com rapidez e confiabilidade com a aplicação dos sistemas de informação.

Outro recurso que as empresas estão utilizando é a internet. Através da rede mundial de computadores, as empresas podem atingir novos mercados e conquistar novos clientes com a publicação de websites, usando esse canal para divulgar sua empresa e seus produtos, realizar transações comerciais e educação à distância (EAD). A maior transportadora mundial, a UPS, em seu site, os seus clientes podem rastrear e monitorar suas encomendas de qualquer computador que estiver conectado a internet de qualquer parte do mundo. A Expresso Mercúrio S/A usa seu site corporativo interno (intranet) para divulgar notícias de suas filiais, disponibilização de documentos e processos, e como está o desempenho de seus negócios. Através do site Mercado Livre podemos adquirir produtos sem precisar sair de casa, apenas informando o número do cartão de crédito e para sua comodidade, receber o produto em casa.

Apesar das aplicações citadas anteriormente, os sistemas de informação, por si só, não geram vantagem competitiva. É a criação de novos mercados com o lançamento de novos produtos e serviços com qualidade e preços reduzidos que geram essa vantagem. O que também é temporário, pois tudo o que é bom e dá lucro é copiado ou melhorado pelos concorrentes. Portanto, para se manter em primeiro lugar, as empresas precisam ser criativas e estarem atentas com a dinâmica do mercado global através de informações confiáveis e legítimas. E os sistemas de informação são ferramentas poderosas para transformarem essas informações em relatórios consistentes para auxiliar os dirigentes a tomarem decisões e criarem estratégias com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas e ampliar os seus lucros.

Últimos 5 artigos de Marcelo Castilho

Nenhum comentário: