sábado, março 15, 2008

Obvious: A Via Láctea em um cubo (Astronomia Cubo espaco Estrelas Lactea Laser Raio Representar Via Visualizacao)




"Yoshiaki Nishimura e Tariho Nishimura são designers japoneses e são os criadores deste modelo 3D da Via Láctea chamado "Beyond our solar system". Usando dados do Observatório Astronômico Nacional do Japão, eles reproduziram com o uso de raio laser cerca de 80.000 estrelas dentro de um cubo de vidro.

A Via Láctea vista de forma tridimensional, impressiona! Originalmente criado para um exposição em 2005, o cubo passou por algumas alterações e foi reduzido para 12 cm em cada face e hoje encontra-se inclusive para venda. Disposto sobre um tapete de veludo preto de 42 cm de diâmetro e com a luz incidindo sobre ele, criam-se efeitos tridimensionais incríveis.

É sabido que este espetacular modelo, embora baseado em dados dos mais fiéis e no que há de mais moderno em termos de tecnologia para observação espacial, não necessariamente é uma réplica perfeita, em virtude de todos os fatores que se pode imaginar. Hoje porém, deve ser a melhor forma, se não a única, de se ter esta visão inacreditável da nossa Via Láctea."

Nenhum comentário: